quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sem tempo para ter tempo.

Autor: Walter Sá

Parar o tempo, voltar no tempo, prever o tempo futuro. Estamos sempre tentando de algum modo manipular o tempo e raramente conseguimos viver no presente. A mídia vende uma juventude eterna, a tecnologia todos os dias avança em direção ao futuro e na pressa frenética do dia-a-dia não nos damos mais conta da passagem das horas, o dia voa e nunca temos tempo suficiente para executar tudo que desejamos.

Ter tempo para sonhar, para observar ou simplesmente para não fazer nada já quase não existe. Mesmo nas horas de descanso ou lazer o tempo tem que ser consumido de forma que você sinta que não perdeu tempo. Outra preocupação é como ganhar tempo. Mas para que? Se não há tempo para gastar?

O tempo também é dinheiro, perdê-lo ou ganhá-lo é de suma importância para a economia. Isso gera ansiedade e estresse no cotidiano das pessoas, que estão sempre correndo contra o tempo.

No mundo contemporâneo, para algumas pessoas, ter tempo é sinônimo de luxo. A vida é curta, dizemos isso quando achamos que não estamos aproveitando-a como deveríamos. O trabalho em busca de riqueza e prosperidade acaba sendo a prioridade da maioria das pessoas e o tempo para si, para se dedicar às pessoas queridas, para sonhos pessoais, fica cada vez menor.

Essa velocidade só altera nossa percepção de nós mesmos e daquilo que realmente desejamos e nos leva à ilusão de que temos tempo para aproveitar o tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário